[Latest News][6]

TRE inicia julgamento do prefeito de Almenara

O TRE iniciou segunda-feira (22), o julgamento do recurso contra a cassação do prefeito reeleito de Almenara, Carlos Luiz de Novais (PDT), e do vice-prefeito, Exupério Ferreira Pires, por captação ilícita de sufrågio, ou seja, oferecimento de vantagens ao eleitor em troca de voto.

O julgamento foi interrompido por um pedido de vistas do juiz AntÎnio Romanelli, após os juízes Mariza Porto e Maurício Torres terem votado pela confirmação da cassação. O julgamento deve continuar no próximo dia 30 de junho (terça-feira).

Segundo consta na representação, proposta pelo segundo colocado no pleito, Manoel Francisco Alves Silva (PMDB), os eleitos doaram material de construção e alimentos em troca de votos, alĂ©m de terem intermediado a ligação de rede de ĂĄgua em residĂȘncia, tambĂ©m em troca de voto. Embora cassados em primeira instĂąncia, os eleitos continuam nos cargos devido a uma liminar concedida pelo TRE.

A relatora do caso no Tribunal, juĂ­za Mariza Porto, reconheceu a captação ilĂ­cita de sufrĂĄgio por meio da intermediação do serviço de abastecimento de ĂĄgua. Apenas no tocante Ă  doação de material de construção e de alimentos em troca de votos, ela considerou que nĂŁo ficou comprovado que os eleitos tinham ciĂȘncia das prĂĄticas irregulares. Como a chapa eleita teve mais de 50% dos votos da eleição, a juĂ­za considerou que devem ser realizadas novas eleiçÔes para prefeito e vice no municĂ­pio, em data ainda a ser marcada.
Fonte: Com informaçÔes da Radio Teófilo Otoni

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search