[Latest News][6]

Parceria leva solidariedade ao Vale do Jequitinhonha

Cavaleiros de todo o Brasil se encontraram, essa semana, no Vale do Jequitinhonha, para mais uma etapa do Campeonato Sela de Ouro, da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. Com o apoio do Programa Turismo Solidårio, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), a competição, que saiu de Diamantina, percorreu cerca de 200 km pelas antigas trilhas usadas pelos tropeiros, num roteiro paralelo à Estrada Real.

Sob o selo Caminhos Gerais, projeto idealizado por Lucio FlĂĄvio Baioneta, cerca de 150 participantes, entre cavaleiros, tratadores, equipe de apoio e amigos se uniram para aliar o esporte Ă  ação solidĂĄria. O programa Turismo SolidĂĄrio Ă© parceiro das açÔes, hospedando os visitantes nos receptivos familiares locais – casas de moradores que recebem os turistas – e disseminando a cultura do Vale. "O que mais nos deixa satisfeitos Ă© ver o sorriso no rosto das pessoas e o reencontro com os amigos", afirma Baioneta. Ele ilustra uma noite junina em SĂŁo JoĂŁo da Chapada, em que a população esperava ansiosa a chegada dos cavaleiros na praça e a alegria com que a equipe era recebida. "O Turismo SolidĂĄrio Ă© a mola mestra das nossas açÔes. HĂĄ um intercĂąmbio de costumes, lugares, culinĂĄria, sabores, e uma enorme troca de experiĂȘncias", completou. Segundo o idealizador do projeto, o Caminhos Gerais jĂĄ prestou assistĂȘncia a cerca de 30 mil crianças e 13 mil adultos nos Vales do Jequitinhonha e SĂŁo Francisco.


Esse nĂșmero sĂł pĂŽde ser alcançado graças Ă  parceria com as Universidades de GoiĂąnia e UberlĂąndia, e no caso do Vale do Jequitinhonha, com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Durante o trajeto, os cavaleiros e amigos se unem aos universitĂĄrios e prestam assistĂȘncia Ă s populaçÔes dos distritos que os recebem. Cerca de 90 alunos de 12 cursos ofereceram assistĂȘncia mĂ©dica, odontolĂłgica, jurĂ­dica, alĂ©m de brincadeiras, mĂșsica e muita diversĂŁo. Murielle PossidĂŽnio, aluna do Curso de Serviço Social participa do Turismo SolidĂĄrio, no programa Caminhos Gerais, desde a sua primeira edição. Para ela, Ă© um momento importante de levar para a prĂĄtica o que eles aprendem na teoria, e uma oportunidade especial de ajudar as pessoas, para depois discutir em sala de aula a realidade do Brasil. Para o professor Gilson Froes, coordenador de Ação Social, a frase de Milton Nascimento "todo artista tem de ir aonde o povo estĂĄ", Ă© o seu lema. Segundo ele, cada edição do evento contribui para a formação humana dos alunos, com aprendizados que vĂŁo muito alĂ©m da prĂĄtica. A prĂł-reitora de ExtensĂŁo da Unimontes, Marina Queiroz, tambĂ©m visitou o projeto em Capivari e SĂŁo Gonçalo do Rio das Pedras e ressaltou a importĂąncia da parceria da Unimontes com o Turismo SolidĂĄrio e com o Selo Caminhos Gerais.


Segundo Marina, a cada ano cerca de 300 alunos se candidatam para fazer parte do projeto, dos quais 96 são escolhidos, entre diversas åreas. Artesanato, cultura e gastronomia: as riquezas do Vale Em São Gonçalo do Rio das Pedras, os cavaleiros e toda a equipe puderam saborear o tradicional franguinho caipira, provar dos doces tradicionais, do vinho local e conhecer o rico artesanato da região.


Uma feira de artesanato, cuidadosamente montada na Associação de MĂŁes, onde os participantes do evento puderam escolher entre tapetes, cestaria de capim do cerrado, cosmĂ©ticos produzidos com plantas da regiĂŁo, como macaĂșba e mutamba, cachecĂłis, entre outros. Para Maria JosĂ© Benjamim, integrante da associação, a cavalgada Caminhos Gerais Ă© uma oportunidade de incrementar as vendas. E nĂŁo pensem vocĂȘs que os maiores consumidores sĂŁo as mulheres. Segundo a artesĂŁ, os homens se aventuraram mais nas compras. Elenice da Conceição Silva Prado, outra associada, tambĂ©m ressaltou a geração de emprego e renda: "seria melhor se tivessem outros eventos como esse durante o ano".


Turismo SolidĂĄrio

O Turismo Solidårio tem como principal objetivo incentivar o crescimento do fluxo de turismo na região do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais, que são capacitadas para receber os turistas em suas próprias casas. Atualmente o programa estå em 20 municípios e distritos do Vale do Jequitinhonha e Norte: Alecrim, Bonfim, Cachoeira do Norte, Cafezal, Campo Alegre, Campo Buriti, Coqueiro Campo, Capivari, Chapada do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Extrema, Gangorras, Grão Mogol, Mato Grosso, Ribeirão, Mendanha, Milho Verde, Santa Rita, São Gonçalo do Rio das Pedras, São Gonçalo do Rio Preto, São João da Chapada e Serro.
Fonte: Com informaçãoes da AgĂȘncia Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search