[Latest News][6]

Deputado visita obras do IFET no Jequitinhonha

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG),acompamhado do reitor do Instituto Federal de Educação,CiĂȘncia e Tecnologia (IFET) do norte de minas, professor Paulo CĂ©sar, visitou na semana passada as novas unidades do IFET no Vale do Jequitinhonha nos municĂ­pios de Almenara e AraçuaĂ­. Os novos campi fazem parte da extensĂŁo do IFET no norte de minas e as contruçÔes estĂŁo bastante adiantadas.

Em Araçuaí Leonardo Monteiro e o professor Paulo César acompanhados do diretor IFET/Araçuaí Edinaldo Liberato de Oliveira, se reuniram com a secretåria municipal de educação Vangelisa Penna, que representava o prefeito, para cobar agilidade nas ligaçÔes de energia elétrica e ågua potåvel no campus do IFET - contrapartida da prefeitura estimada em R$100.000,00.

Paulo CĂ©sar esclareceu que a parte da obra que compete ao municĂ­pio deve ser comprida o mais rĂĄpido possĂ­vel, pois as obras do Campus de AraçuaĂ­ sĂŁo as mais adiantadas, com 95% das obras concluĂ­da, e serĂĄ a primeira inaugurada jĂĄ em outubro desse ano.O professor destacou, ainda, a consistĂȘncias das polĂ­ticas do Governo Federal na educação, ressaltando a importĂąncia da capacitação profissional para o desenvolvimento regional.
Leonardo Monteiro fez um breve histórico no seu desenpenho na indicação de Araçuaí para receber um Campus do IFET e destacou que, por ser provalvelmente o primeiro a ser inaugurado, existe grande possibilidade da presença do Presindente Lula e/ou do ministro da educação Fernado Haddad.
Cursos
O Campus Araçuaí estå sendo contruído numa årea total de 4.129 metros quadrados distribuída.
JĂĄ estĂŁo abertas as incriçÔes para o primeiro concurso pĂșblico de Professor de Ensino BĂĄsico, TĂ©cnico e TecnĂłlogo do IFNMG/Campus AraçuaĂ­, sendo que as provas serĂŁo realizadas no dia 16/08/09. SerĂŁo contrados inicialmente 17 professores. Com relação a contratação de funcionĂĄrios de TĂ©cnico-Administrativos a instituição estĂĄ aguardando a liberação por parte da Secretaria de Educçao Profissional e TĂ©cnolĂłgica.
Os cursos definidos de acordo com realidade local foram: Curso TĂ©cnico em Agroecologia; TĂ©cnico em informĂĄtica; TĂ©cnico em vendas; Agente comunitĂĄrio em vendas; curso TĂ©cnico em orientação comunitĂĄria; TĂ©cnico em mineraçao, alĂ©m do Ensino MĂ©dio.Para 2010 estĂŁo previstos outros trĂȘs cursos: Curso TĂ©cnico em artesanato; Curso superior em Bacharelado em ciĂȘncia da computação e superior de tecnologia em GestĂŁo Ambiental.

IFET/Almenara
O deputado também visitou o campus IFET/Almenara. Acompanhado do reitor Paulo César e do diretor do IFET/Araçuaí Edinaldo Liberato de Oliveira se reuniu com prefeito Carlos Novaes e com representantes da CEMIG e da COPASA para esclarecimentos sobre as obras que precisam ser feitas como contrapartida do município. após a reunião, todos foram visitar as obras do campus que estão 55% concluídas com previsão de término em novembro desse ano.

ExtensĂŁo
Ainda durante a visita ao Vale do Jequitinhonha, o deputado e o reitor Paulo César estiveram nos municípios de Itaobim e Águas Formosas conversando com os prefeitos sobre a possibilidade de extensão dos Campi de Araçuaí e Almenara com implantação de um mais cursos nestes municípios. O reitor Paulo César orientou os prefeitos a levantarem as prioridades de cursos para as cidades de acordo com os ofertados pelos Campi e comforme a demanda do Arranjo Produtivo local de cada município.
Após este levantamento, o intituto se manifestarå sobre a infra-estrutura necessåria para implantação dos cursos priorizados pelos municípios e sobre a disponibilidade de professores. Segundo o reitor, são as possibilidades de atender a solicitação dos dois municípios.
Fonte: Com informaçÔes da Acessoria de Comunicação do Deputado Federal Leonardo Monteiro

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search