[Latest News][6]

24º Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal do Serro

Será realizado na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, o 24° Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal do Serro, no município do mesmo nome. O evento acontecerá às 14 horas, na rua Luiz Advincula Reis, nº 22, no Salão Multiuso do Museu do Queijo do Serro. Podem participar somente produtores da região, com queijos cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 29 de outubro, às 17 horas, na Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro.

O município do Serro é o único da região a ter um entreposto privado para venda e revenda do queijo minas, cadastrado no IMA. Atualmente a região que possui cerca de mil produtores tem 59 queijos com o cadastro do órgão mineiro, responsável pela inspeção sanitária no estado, segundo o extensionista da Emater-MG, Moisés Antônio Barbosa. De acordo com o técnico, a empresa mineira de extensão rural atua junto aos produtores, por meio do Programa Queijo Minas Artesanal, oferecendo capacitação em boas técnicas de fabricação e na assistência técnica aos participantes do programa.

O produtor Jorge Brandão Simões, um dos produtores de queijo Minas do Serro, que já inscreveu o produto no concurso, elogia a atuação da Emater-MG. "O trabalho da Emater é indispensável. É uma grande parceira nessa alavancada do queijo na região", diz. Brandão, primeiro produtor da região a ter o produto cadastrado no IMA, afirma que produz diariamente 30 unidades, que é vendido a R$ 7 cada uma. "Toda a produção é repassada à Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro", conta. Segundo ele, sua família produz queijo há mais de 50 anos e a receita vem passando de geração a geração. Brandão conta que está no ramo há 30 anos.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search