[Latest News][6]

Peça no Rio apresenta artesanato do Vale do Jequitinhonha

Estréia nesta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, a peça teatral "Um Lugar Chamado Recanto", que tem como cenário o artesanato do Vale do Jequitinhonha. Como a história se passa no sertão mineiro, várias peças estão sendo utilizadas na montagem.
Com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) / Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC), o artesanato da região deverá ser visto por milhares de pessoas, já que a peça ficará em cartaz durante um ano e fará apresentações também em outras cidades.

Artesanatos do Vale será comercializado
Além de participação no cenário, uma ‘cortina painel’ antecederá o início do espetáculo e mostrará todas as vertentes da arte do Vale do Jequitinhonha. Peças artesanais também serão expostas, durante o primeiro mês, em uma loja, no local da apresentação. A loja vai comercializar peças, graças a um esforço conjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Sebrae-Minas, com a direção do espetáculo.

Arte do Jequitinhonha na peça teatral deverá ampliar o mercado consumidor do artesanato
A secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, explica que a presença da arte do Jequitinhonha na peça teatral deverá ampliar o mercado consumidor do artesanato. "Esta participação elevará o número de pessoas que terão acesso à origem desses produtos, ajudando a promover, dessa forma, a sustentabilidade do setor. Todo o público terá a oportunidade de conhecer um universo rico em cultura popular, pois assim é o nosso vale", afirma.

Projeto Estruturador
A divulgação das peças do vale do Jequitinhonha é uma das ações que integram o plano estratégico do Projeto Estruturador " Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva ", sob a coordenação do sistema Sedvan / Idene. Mais especificamente, está de acordo com o item "Divulgação dos Produtos Característicos da Região", que visa à organização de estratégias de promoção e comercialização do artesanato dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.

Um lugar chamado Recanto
A história se passa no sertão mineiro, em um cenário de amor, marcado pela traição, pelo egoísmo e pelo arrependimento. O vilarejo, cenário folclórico da peça, considerada um grande ‘causo’ musicado, é na verdade uma homenagem que a direção presta aos "Drummonds" e "Guimarães". O espetáculo entrará em cartaz para o público em geral no dia 2 de outubro e conta com atores consagrados, como Nívea Stelman e Daniel Lobo.
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search