[Latest News][6]

Minas lança Casa Escola para atender 100% da zona rural

28 Escolas do Vale do Jequitinhonha serão beneficiadas na Primeira etapa do projeto Casas Escolares
O governador Aécio Neves lançou, nesta terça-feira (1º), no Palácio da Liberdade, o projeto Casa Escola, criado para atender alunos da rede estadual de ensino da zona rural dos municípios mineiros. O objetivo é substituir escolas que historicamente funcionam em construções improvisadas por prédios que oferecem conforto, funcionalidade e condições adequadas para o ensino e aprendizado. O Governo de Minas está investindo R$ 32 milhões no projeto. Serão atendidas comunidades rurais de municípios com grandes extensões territoriais e baixa densidade populacional.

O projeto Casa Escola vai possibilitar que até outubro do ano que vem, a totalidade das 319 escolas rurais de Minas que integram a rede pública estadual estejam em boas condições de funcionamento. Quase metade delas (152 unidades) estão sendo totalmente reconstruídas. Outras 167 estão sendo reformadas dentro dos padrões estabelecidos pelo projeto.


Mesmos direitos
Cada casa escola tem de uma a três salas de aula e atende, no máximo, 65 alunos. As casas escolas lembram construções típicas da área rural de Minas Gerais. Além das salas de aula, contam com cozinha e refeitório com despensa, fogão à lenha, fogão a gás; secretaria que pode servir de dormitório, banheiros e varanda.

Primeira etapa
Durante o evento, o governador assinou convênio para execução da primeira etapa do projeto Casas Escolares. Serão investidos R$ 13 milhões para reforma de 65 prédios escolares antigos e construção de 60 novas casas escolas em 22 municípios dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. Serão construídas 60 novas casas escolas e reformados 65 prédios escolares antigos. Os prefeitos dos municípios beneficiados passam a ser parceiros do Estado, se responsabilizando pela gestão das obras.
Municípios participantes da 1ª etapa do projeto Casas Escolares
Vale do Jequitinhonha
Araçuaí - cinco escolas
Berilo - sete escolas
Chapada do Norte - três escolas
Coronel Murta - duas escolas
Indaiabira - duas escolas
José Gonçalves de Minas - nove escolas

Norte de Minas
Espinosa - seis escolas
Mato Verde - uma escola
Monte Azul - 10 escolas
Montezuma - duas escolas
Rio Pardo de Minas - sete escolas
Santo Antônio do Retiro - uma escola
Bonito de Minas - seis escolas
Januária - 10 escolas
Manga - quatro escolas
Montalvânia - duas escolas
São Francisco - 30 escolas
Ubaí - duas escolas

Vale do Mucuri
Itambacuri - quatro escolas
Malacacheta - duas escolas
Novo Cruzeiro - três escolas
Setubinha – sete escolas
Fonte: Com informações da Agência Minas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search