[Latest News][6]

SES-MG e Cisaje debatem saúde do Alto Jequitinhonha

O desenvolvimento e as ações de saúde realizadas no Alto Jequitinhonha foram temas de um encontro realizado nessa sexta-feira (18), entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (Cisaje).

No evento, realizado em Diamantina, o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, destacou os avanços realizados nos 22 municípios que fazem parte do consórcio. O secretário enfatizou a aquisição dos equipamentos da UTI Neonatal, a ampliação do Centro de Reabilitação em Diamantina, a construção do Centro Viva Vida e do Centro de Especialidades Médicas, ambos com previsão de inauguração em 2010, para atender a população da macrorregião.


Em setembro, cerca de R$ 870 mil do tesouro estadual foram destinados para a compra de equipamentos e materiais de uso permanente das unidades por meio de dois convênios assinados entre a SES e o Cisaje.

O presidente do Cisaje, Geraldo de Fátima Oliveira, agradeceu os investimentos da SES nos municípios que compõe o consórcio. “A Secretaria de Estado nos ajudou a estruturar a atenção básica e a mudar o modelo de atenção a saúde por meio dos projetos estruturados do governo. A saúde da região passou por uma mudança e a realidade hoje é outra”, afirmou.
União de esforços

Na reunião, a Santa Casa de Diamantina ganhou destaque pelos serviços prestados e por ser referência em urgências e cirurgias de alta complexidade. “Atualmente, o pronto atendimento da Santa Casa de Diamantina apresenta um bom índice de resolutividade. Passamos por uma mudança radical, pois o fluxo de atendimento está sendo invertido, antes muitos pacientes da região se dirigiam até Belo Horizonte em busca de atendimento, mas agora procuram a Santa Casa de Diamantina”, destacou o coordenador do pronto atendimento, Miguel Pontes.

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha os municípios de Alvorada de Minas, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Chapada do Norte, Congonhas do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro, Turmalina e Veredinha.

Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search