[Latest News][6]

GRS Pedra Azul promove Conferências de Saúde Mental

O objetivo é debater temas relevantes para o campo da saúde mental

Com o objetivo de debater temas relevantes para o campo da saúde mental no atual cenário da reforma psiquiátrica, avaliando avanços e desafios na perspectiva da intersetorialidade, além de sugerir propostas para serem discutidas na Conferência Estadual, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, promoveu, em parceria com as secretarias municipais de saúde, nessa segunda (19) e terça-feira (20), as conferências municipal e regional de saúde mental de Almenara e Felisburgo, respectivamente.

Conferência de Almenara
Na conferência municipal de Almenara, um dos pontos mais debatidos foi a necessidade de se implantar um Caps II ou Caps III na região Nordeste de Minas para atender às demandas dos usuários. Os participantes realizaram grupos de discussão e avaliaram a possibilidade de se acrescentar nas propostas uma sugestão de mudança dos critérios da portaria do Ministério da Saúde, para que se leve em consideração não só o quesito populacional, mas a real necessidade de implantação do serviço em cada região.
Atualmente, levando em consideração os critérios definidos pela portaria GM/MS n° 336, de 19 de fevereiro de 2002, não haveria a possibilidade de pleitear o serviço na região, porque todos os municípios sob jurisdição da GRS Pedra Azul têm população inferior a 70 mil habitantes.


Caps
O Centro de Atenção Psicossocial visa o atendimento em saúde mental numa perspectiva que objetiva cuidar do sofrimento psíquico, incentivar a autonomia dos indivíduos e sua permanência na família, na comunidade e no meio social. O Caps surgiu para substituir os hospitais psiquiátricos e para implantar um modelo de atendimento mais humano, mais eficiente e em parceria com a família, sendo um espaço que privilegia a convivência cotidiana, que constitui um lugar de acolhimento no qual o sujeito tem a oportunidade de receber um tratamento digno, buscando ainda a reinserção social, livre de estigmas e preconceitos.

Na GRS Pedra Azul, os municípios de Almenara, Itaobim, Jequitinhonha, Medina e Pedra Azul já possuem o Caps I em funcionamento, sendo que Jacinto deverá implantar o serviço até o mês de maio. A proposta agora é que outros Caps possam ser implantados para atender a população dos 25 municípios da região.
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search