[Latest News][6]

Projeto Da Gema reafirma o sucesso do design em Coronel Murta

A natureza geolĂłgica do territĂłrio mineiro evidencia a abundĂąncia de minerais de elevado padrĂŁo de qualidade, o que destaca o setor de gemas e joias como um importante gerador de divisas do Estado. Tendo em vista o sucesso que a iniciativa de inserção do design proporcionou no projeto anterior, Da Gema, o Centro Minas Design (CMD), coordenado pela Secretaria de Estado de CiĂȘncia, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), e a Fundação de Amparo Ă  Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) iniciam o Da Gema III - Itaporarte, que vai atender a cidade de Coronel Murta, no mĂ©dio Jequitinhonha, nas ĂĄreas de capacitação e desenvolvimento de produtos.

O projeto busca o maior aproveitamento das riquezas da regiĂŁo, utilizando resĂ­duos da extração de gemas aplicados em 48 protĂłtipos de linhas de produtos, alĂ©m de capacitar 42 pessoas da regiĂŁo. Todas as atividades vĂŁo ocorrer no LaboratĂłrio Itaporarte de Lapidação e Artesanato Mineral, instalado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Fapemig em 2005. O intuito do projeto Ă© contribuir para a transferĂȘncia de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologia prĂłpria associada a aspectos de inovação e design.

De acordo com o designer e consultor do projeto, Adriano Mol, a matĂ©ria-prima existe em abundĂąncia em Coronel Murta, principalmente a turmalina e o feldspato, mas ainda Ă© subutilizada e “a possibilidade de desenvolver produtos de joalheria com os materiais - no seu local de extração - oferece um novo ofĂ­cio Ă  comunidade e aumenta a sua renda. E fazer isto por meio do processo do design Ă© um dos focos do Da Gema Itaporarte”, garantiu.

Para a execução do projeto, o laboratório conta com infraestrutura e equipamentos adequados à realidade produtiva local, investimentos que a Fapemig alocou para aproximar pesquisa e setor produtivo, buscando uma produção eficiente e com ganhos para toda região. O Projeto Da Gema III - Itaporarte tem duração de dois anos e tem como parceiro o Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais (Cedgem/UEMG), ao qual o laboratório estå ligado.

Da Gema
Os resultados obtidos em projetos desenvolvidos na regiĂŁo do Vale do Jequitinhonha comprovam a possibilidade de desenvolver tecnologia prĂłpria em micro-unidades produtivas com o apoio e transferĂȘncia de conhecimentos de instituiçÔes de pesquisa e desenvolvimento.

O Projeto Piloto Da Gema, coordenado também pelo Centro Minas Design, em 2008, com o apoio da Fapemig, teve como objetivo ampliar a estratégia competitiva de produtos de pequenas e médias unidades produtivas do setor, pela inovação de aspectos associados ao processo de design. A linha Itaporarte desenvolvida neste projeto privilegiou o uso do feldspato, material de baixo valor intrínseco, aliado à qualificação profissional de jovens e o aprimoramento de técnicas e processos.
Fonte: Com informaçÔes da AgĂȘncia Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search