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Berilo: Caminhão carregado de brita despenca em ponte da Br-367

O veículo é da EFERCO responsável pela manutenção da rodovia

A BR 367 continua apresentando tragédias nos seus trechos de estrada de terra, entre Virgem da Lapa- Berilo- Chapada do Norte – Minas Novas, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.

A BR é federal, mas mais parece estrada vicinal de fazenda.

Uma ponte sobre o ribeirão Água Suja, na saída da cidade de Berilo para Chapada do Norte, construída por pilares de concreto e leito de madeira, engoliu um caminhão. Sua capacidade é para suportar 36 toneladas, mas não agüentou um caminhão com 15 toneladas. A madeira quebrou, a parte traseira, da carroceria, caiu no leito do córrego com o caminhão ficando empinado, com a boleia para cima. O peso do veículo quebrou dois pilares.

O acidente aconteceu nesta manhã de quinta-feira, 22 de julho de 2.010.

E ironia das ironias: o veículo Mercedes 24 23 é de propriedade da EFERCO, empresa contratada pelo DER-MG para fazer a administração da rodovia. Estavam no caminhão o motorista Adailton Magalhães de Oliveira, que nada sofreu, e o Operador de Máquinas, Orlando Mendes, que quebrou uma clavícula, tendo sido medicado no Hospital Municipal de Berilo.

O prefeito de Berilo, Lázaro Pereira Neves, solicitou à ATERPA, empresa responsável pela pavimentação do trecho de Berilo-Francisco Badaró, que construísse um desvio para a passagem de veículos que faziam fila, de um lado e de outro da rodovia.

Reconstrução da ponte, quando será?
Pelo estrago do acidente, dificilmente a ponte será refeita. A ponte sobre o ribeirão Barbosa, entre os municípios de Berilo e Virgem da Lapa, na mesma BR 367, foi destruída totalmente pelas águas de janeiro de 2004. Até hoje, os pilares estão jogados às margens do ribeirão. Os veículos utilizam uma passagem molhada para o tráfego.


Acredita-se que o mesmo acontecerá com a ponte sobre o ribeirão Água Suja. Dificilmente a ponte será reconstruída, pois os projetos de asfaltamento da BR 367 prevêem a mudança de rota, evitando passar pelas ruas da cidade, como é hoje. A ponte está no perímetro urbano da cidade de Berilo.

Há, em andamento, no DER – Departamento de Estradas e Rodagens, um projeto de pavimentação da BR 367. Os recursos sairão do PAC II – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.


O DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre, do Ministério dos Transportes, assinou, em 05.05.2010, um Termo de Compromisso com o DER de Minas de administrar a rodovia e realizar o asfaltamento da BR 367, trechos Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e Jacinto-Salto da Divisa-Itagimirim (BA).


O órgão estadual recebeu R$ 7 milhões para elaborar o projeto e providenciar a licença ambiental. O prazo foi estipulado até novembro de 2010. A licitação das obras deverá estar concluída em março de 2.011.

O início das obras deve se dar no segundo trimestre de 2011, segundo o líder do Governo Lula no Congresso, Deputado Gilmar Machado (PT-MG), em reunião na Câmara Municipal de Berilo, no dia 26.06.2010. Ele garantiu que para iniciar as obras depende dos projetos. Dinheiro tem. Pode ser 300 ou 400 milhões de reais. A obra já está incluída no PACII e sua execução está garantida, concluiu o deputado.


O deputado Gilmar Machado é o principal responsável pela negociação de recursos para a BR 367. Como líder do Governo Lula e membro permanente da Comissão Mista do Orçamento ele negociou com o DNIT para fazer parceria com o DER e facilitar todo o processo técnico de elaboração do projeto, licença ambiental, licitação e execução das obras.

Fonte: Com informações do blogdobanu




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