[Latest News][6]

UFVJM CELEBRA 5 ANOS DE FUNDAÇÃO NOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

A UFVJM começa a escrever uma nova página na sua história de assistência educacional aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Foto: campus Teófilo Otoni

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) completará no próximo dia 08 de setembro, cinco anos de existência na condição de Universidade, uma vez que foi fundada em 30 de setembro de 1953, como Faculdade de Odontologia de Diamantina. A fim de promover uma grande celebração desses cinco anos de trabalho, frutos de mais de 50 anos de história em prol da educação brasileira, a UFVJM uniu-se à Casa de Juscelino, em Diamantina, para uma grande comemoração que lembrasse grandes datas como os 50 anos de Brasília, os 25 anos da Casa de JK em Diamantina e os 5 anos da UFVJM.

Com o tema “UFVJM – Celebrando cinco anos de educação nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri” e tendo como pano de fundo, os feitos de JK, a UFVJM escolheu também o Movimento Cultural e Musical Clube da Esquina para ilustrar os eventos do aniversário, já que este teve parte de sua história construída em Diamantina com o apoio de JK.

A comunidade acadêmica da UFVJM, bem como as populações de Diamantina, Teófilo Otoni e cidades vizinhas poderão desfrutar dos vários eventos a serem realizados na cidade sede da Universidade, em Diamantina, a partir do próximo domingo, dia 05 de setembro.

A instituição dará continuidade às festividades com eventos que serão realizados no Campus Avançado do Mucuri, em Teófilo Otoni, no final do mês de setembro e também em outubro. A programação será divulgada oportunamente.

Os eventos de celebração do aniversário da UFVJM contam com as parcerias diretas da Casa de Juscelino, Prefeitura Municipal de Diamantina e Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Fundaepe). Contam ainda com o apoio do Banco do Brasil, que está patrocinando a apresentação do projeto “Embaixadores do Esporte”, com a vinda da atleta do vôlei Sandra Pires; e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal para a Exposição dos 40 anos do Clube da Esquina e também para a apresentação do projeto “Heróis do Atletismo”, com a vinda do velocista Cláudio Roberto Souza.

Histórico

Uma universidade em construção com 50 anos de tradição

Fundada em 30 de setembro de 1953 por Juscelino Kubitschek de Oliveira e federalizada em 17 de dezembro de 1960, a Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) transformou-se em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) em 04 de outubro de 2002, que foram elevadas à condição de Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em 06 de setembro de 2005, tendo sido publicada a transformação no Diário Oficial da União em 08 de setembro de 2005, através da Lei nº 11.173, de 06 de setembro de 2005.

A mudança Institucional, além de representar a redefinição da organização acadêmica, proporcionou reorientar os cursos oferecidos à grande diversidade cultural existente no Brasil e às novas características do mercado de trabalho, atendendo aos avanços e às novas tecnologias de produção.

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é constituída de três campi, sendo o Campus I e o Campus JK localizados na cidade de Diamantina (MG), abrigando seis faculdades e 23 cursos de graduação; e o Campus Avançado do Mucuri, localizado na cidade de Teófilo Otoni (MG), que abriga três faculdades com nove cursos de graduação.

A área de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM coordena, supervisiona e dá suporte a todas as ações de pesquisa e pós-graduação no âmbito da Universidade, tendo como meta fortalecer a mesma, buscando ocupar uma posição de destaque dentre as instituições de excelência em pesquisa em ensino de pós-graduação no Brasil.

Na área de Extensão e Cultura, a UFVJM entende a extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

A UFVJM começa a escrever uma nova página na sua história de assistência educacional aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com a oferta de três cursos de licenciatura (Física, Química e Matemática) e um de bacharelado (Administração Pública) nos Pólos de Apoio Presencial, situados nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

A instituição conta com aproximadamente 500 servidores, entre professores e técnicos administrativos e cerca de 6.000 alunos, incluindo os aprovados na Educação a Distância. Desde a sua criação, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri vem desenvolvendo um importante trabalho de ensino, pesquisa e extensão, priorizando sempre a prestação de serviços às comunidades dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Fonte: Diretoria de Comunicação/Assessoria de Imprensa – UFVJM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search