[Latest News][6]

Vale do Jequitinhonha: meio ambiente inaugura nova sede regional

Num prĂ©dio de trĂȘs andares vĂŁo trabalhar sessenta pessoas

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos HĂ­dricos (Sisema) inaugurou nesta terça-feira (31/08), em Diamantina, a Sede Regional Jequitinhonha, num prĂ©dio de trĂȘs andares, onde vĂŁo trabalhar sessenta pessoas. O espaço reĂșne a SuperintendĂȘncia Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentĂĄvel (Supram), o EscritĂłrio Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o NĂșcleo Regional do Instituto Mineiro de GestĂŁo das Águas (Igam).

A reuniĂŁo num Ășnico espaço marca a efetiva integração dos ĂłrgĂŁos ambientais no Vale do Jequitinhonha e visa dar maior agilidade e eficĂĄcia aos trabalhos e açÔes prestados Ă  comunidade e aos empreendedores. O objetivo Ă© proporcionar maior rapidez no atendimento Ă s demanda e melhorando a qualidade dos serviços prestados. “Procuramos colocar o Estado mais prĂłximo do cidadĂŁo”, afirmou o secretĂĄrio de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentĂĄvel, JosĂ© Carlos Carvalho.

Para o secretĂĄrio, a inauguração tambĂ©m consolida o modelo de gestĂŁo descentralizado e ao mesmo tempo integrado. “Diferentemente das estruturas tradicionais das administraçÔes pĂșblicas, que sĂŁo compartimentadas, preferimos um modelo que observa o todo”, observou. Atualmente, a regularização ambiental em Minas Gerais Ă© feita em nove SuperintendĂȘncias distribuĂ­das por todas as regiĂ”es do Estado. Nesses locais todas as questĂ”es que envolvem a regularização sĂŁo avaliadas por equipes interdisciplinares especializadas nos aspectos hĂ­dricos, florestais, solo e humanos. Em Diamantina, o Sisema vai funcionar na avenida da Saudade, 335, no Centro

A Supram planeja e executa as atividades relativas Ă  polĂ­tica estadual de proteção do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hĂ­dricos. É responsĂĄvel pelo recebimento e anĂĄlise dos processos de regularização ambiental de empreendimentos. A unidade funciona como suporte tĂ©cnico e administraitivo para a Unidade Regional Colegiada Jequitinhonha do Conselho Estadual de PolĂ­tica Ambiental (Copam).

O EscritĂłrio Regional Alto Jequitinhonha Ă© a unidade do IEF que coordena as atividades de planejamento, fiscalização e monitoramento da cobertura vegetal na regiĂŁo. Na unidade, o cidadĂŁo tem acesso a serviços como solicitação de autorizaçÔes para Intervenção Ambiental e registro de reserva legal. O Regional coordena o trabalho realizado por trĂȘs nĂșcleos, um centro operacional e dez agĂȘncias, alĂ©m de servir de apoio Ă s unidades de conservação estaduais localizadas na regiĂŁo: os parques estaduais do Rio Preto, Serra do Intendente, Biribiri e Pico do ItambĂ©, as estaçÔes ecolĂłgicas AcauĂŁ e Mata dos Ausentes e a Área de Proteção Ambiental

O nĂșcleo do Igam realiza os trabalhos de fiscalização e outorga na regiĂŁo, alĂ©m de oferece apoio Ă s atividades dos ComitĂȘs de Bacia HidrogrĂĄfica localizados no Sul do Estado que realizam o trabalho de planejar o uso sustentĂĄvel dos recursos hĂ­dricos. Dos 36 comitĂȘs instalados em Minas Gerais, trĂȘs estĂŁo localizados na ĂĄrea de trabalho da nas bacias dos rios Jequitinhonha e AraçuaĂ­.

Fonte: Com informaçÔes do Portal o Norte de Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search