[Latest News][6]

Pedra Azul e Santo Antônio do Jacinto são exemplos no combate contra a dengue em Minas

Municípios do Vale apresentam experiências exitosas de enfrentamento à dengue

Os municípios de Pedra Azul e Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, tiveram destaque na edição especial de 2011 do jornal do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), que apresentou as experiências exitosas no enfrentamento à dengue no Estado de Minas Gerais.

Pedra Azul

Com o tema “Pedra Azul em ação no combate à Dengue: a formação estratégica das redes intersetoriais”, o município promoveu a incorporação de seu plano de ações à política pública municipal de controle à dengue, buscando, com isso, incentivar ações de participação da sociedade no combate à doença. Uma das principais ações realizadas foram as capacitações e a divulgação de informativos.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Pedra Azul, Glaubert Souza, explicou que o município realiza avaliação do quadro de dengue e elabora relatórios de risco e avaliação das ações já desenvolvidas. “A partir de agora iremos discutir uma vez por semana um tema sobre a dengue, além de elaborarmos mensagens para serem divulgadas em faixas e um trabalho de conscientização nas casas por quarteirão, em mutirão com os agentes comunitários de saúde”, disse.

Segundo ele, essas ações são importantes devido ao aumento na incidência de dengue. “São muitos os desafios e pontos críticos, todavia, a evolução veio com a estruturação do setor de vigilância em saúde, a partir de janeiro de 2010, com a constituição da coordenação da vigilância em saúde municipal, iniciada pelas coordenações da atenção primária, de endemias e do programa de diagnóstico e vigilância em saúde rural”, ressaltou.

Santo Antônio do Jacinto

Em Santo Antônio do Jacinto o destaque foi o trabalho “Parceiros do combate à dengue”, que teve como objetivos identificar o grau de conhecimento da população sobre o problema da dengue, estabelecer rotinas de limpeza com a participação dos moradores, dividir responsabilidades e prestar assistência para a população orientando e monitorando para que todos participem do processo.

O secretário Municipal de Saúde de Santo Antônio do Jacinto, Arlan Lima, destacou que a implantação do projeto possibilitou o envolvimento da sociedade nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Fizemos um diagnóstico da situação e a partir das informações levantadas reunimos e planejamos várias ações. Também definimos o dia do mutirão e colocamos anúncios em carros de som para convidar a população a participar da campanha.”

Sobre o mutirão de limpeza, Lima afirmou que os agentes de saúde e as escolas distribuíram sacos plásticos para que a própria população realizasse a limpeza dos quintais de suas residências. “No dia D foi realizado o recolhimento do lixo pela equipe de limpeza pública e, em pontos estratégicos, equipes de teatro realizaram dramatizações abordando o assunto”, finalizou.

O Jornal do Cosems, de periodicidade trimestral, está em sua segunda edição e prestigia os municípios que realizaram as ações mais eficazes de combate à dengue no Estado.

Fonte: Com informações do O Reporter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search