[Latest News][6]

Almenara vai ganhar um complexo minerador de grafite

Investimentos chegam a 80 milhĂ”es de reais 


Gil Pereira, Dorothea Werneck, o presidente do Indi, Frederico Álvares, e o diretor da Magnesita, Afonso Celso de Rezende
secretåria de Estado de Desenvolvimento EconÎmico, Dorothea Werneck, assinou com os diretores da Magnesita Refratårios S/A, Vinícius Silva, Sandio Pereira e Afonso Celso Rezende, protocolo de intençÔes para implantação do Complexo Minerador de Grafita, em Almenara.


Almenara, no baixo Jequitinhonha vai ganhar um Complexo Minerador de Grafite, o que significa investimentos da ordem de R$80 milhĂ”es por parte da  Magnesita RefratĂĄrios S/A. O acordo foi assinado entre representantes da empresa e o Governo de Minas e prevĂȘ a implantação de uma unidade industrial para a produção de 40 mil toneladas por ano de produtos de grafita em Almenara.

-O nosso trabalho começa com essa assinatura. A partir de agora teremos a responsabilidade de contribuir para que o projeto seja colocado em pråtica, afirmou a secretåria de Desenvolvimento EconÎmico, Dorothea Werneck.
Com unidades em oito países, a fabricante mineira, líder na produção de refratårios na América do Sul, irå gerar 200 novos postos de trabalho, contribuindo com o desenvolvimento de uma das regiÔes mais carentes do Estado.

O diretor da Magnesita responsåvel pelo projeto Grafita, Vinicius Santos Silva, acrescentou que o projeto é extremamente importante e estratégico para a empresa.
-O potencial transformador desse projeto para a regiĂŁo do Vale do Jequitinhonha Ă© enorme, disse.

Licenciamento ambiental
O Complexo Minerador estå em fase de licenciamento ambiental. De acordo com o cronograma do projeto, iniciado em janeiro de 2011, a exploração de grafita deve começar em 2014, quando a capacidade de produção da empresa irå atingir 40 mil toneladas por ano.

Segundo a companhia, a reserva estĂĄ estimada em 57 milhĂ”es de toneladas de grafita, com vida Ăștil de 50 anos.
-Esse volume garantirĂĄ a autossuficiĂȘncia em grafita, alĂ©m de adicionar um mineral estratĂ©gico ao nosso portfĂłlio, tendo em vista o desequilĂ­brio de oferta e demanda pela relativa escassez de mineral de qualidade e uma demanda que Ă© esperada crescer significativamente puxada por novas aplicaçÔes de energia mĂłvel como baterias para carros elĂ©tricos, completa o diretor.

InformaçÔes da empresa
A Magnesita é uma empresa privada dedicada à mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratårios: são mais de 13 mil tipos diferentes, de materiais monolíticos e tijolos convencionais a cerùmicas nobres, para revestir equipamentos que operam em altas temperaturas. Os produtos são utilizados, principalmente, pelos fabricantes de aço, cimento e vidro.

Atualmente, a empresa opera 28 unidades industriais e de mineração, sendo 16 no Brasil, trĂȘs na Alemanha, trĂȘs na China, uma nos Estados Unidos, duas na França, uma na BĂ©lgica, uma em Taiwan e uma na Argentina, com capacidade de produção de refratĂĄrios superior a 1,4 milhĂŁo de toneladas por ano. A Magnesita Ă© o terceiro maior produtor de refratĂĄrios no mundo e lĂ­der em soluçÔes integradas em refratĂĄrios.
Fonte: Com informaçÔes da AgĂȘncia Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search