[Latest News][6]

Instituto e Polo de inovação realizam a Mostra Científica das Escolas de Araçuaí


Evento visa divulgação e apropriação da ciência pelos estudantes
Desde desta quarta-feira (21) os estudantes do ensino fundamental e médio do município de Araçuaí, médio Jequitinhonha, terão a oportunidade de vivenciar a ciência na prática. A 1ª MOSTRAR - Mostra Científica das Escolas de Araçuaí, acontece no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, até o dia 23 de novembro.
Oficinas, palestras, minicursos e mesa redonda sobre robótica, geometria, química e biologia são algumas das atrações que visam divulgar e aproximar a ciência dos estudantes de nível básico. No estande do Polo de Inovação de Araçuaí os estudantes irão assistir apresentações sobre tecnologias sociais e meio ambiente.
A Mostra de Trabalhos Científicos conta com cerca de 40 trabalhos inscritos, desenvolvidos por alunos das diversas escolas do município. Construção de maquetes, criação de projetos mecânico-elétricos, quadro de Informações sobre meio ambiente e saúde e divulgação de resultados de análises investigativas são alguns dos trabalhos abordados que serão classificados em três tipos: montagem, informativos e investigatórios.
Outra atração de destaque será o Parque da Ciência, parceria entre a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), um museu itinerante e interativo onde os alunos poderão explorar, experimentar e descobrir os segredos por trás das coisas que acontecem no dia a dia.
Para o coordenador da 1ª Mostrar, professor Magno Barbosa Dias, esta é uma oportunidade única para os estudantes. “Sabemos que em nosso município existem poucos espaços onde os estudantes podem observar os fenômenos acontecendo na prática e isso, naturalmente, desestimula o aprendizado da ciência. Queremos com este evento motivar os alunos a estimularem sua capacidade criativa e a identificarem a aplicabilidade da ciência em seu cotidiano,” afirmou o professor.
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search